5 Dicas Para Utilizar Seu 13º Salário de Maneira Inteligente

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Nessa época de fim de ano, contar com um dinheiro extra é sempre bom. O 13º salário é uma bonificação por todo nosso trabalho realizado durante o ano e por isso, muitas pessoas costumam gastá-lo de forma mais rápida do que desejavam, comprando por impulso, por exemplo.

Porém, planejar o que fazer com esse dinheiro é de extrema importância para uma boa saúde financeira. Conheça agora 5 dicas para usar esse recurso de formar inteligente!

1. Quite Suas Dívidas

Faça uma análise de sua situação financeira e, se você possui alguma dívida, procure quitá-la tão logo receba o 13º.

Dívidas podem consumir seus recursos financeiros de forma rápida e brutal com juros e correções. Aproveite para quitá-las a vista e até mesmo negociar melhores condições!

2. Guarde Uma Parte Para as Despesas Extras de Início de Ano

Se você não tem nenhuma dívida ou se ainda quitou as que você tinha e ainda sobrou recursos, sempre é válido guardar parte dos recursos para as despesas extras de início de ano, como IPTU, IPVA, matrícula escolar e seguros.

Some todos os gastos previstos para os primeiros meses e veja quais contas você consegue quitar com o recurso extra, pode ter certeza que será um alívio no seu orçamento!

3. Invista Em Qualificação Profissional

Aproveite o ano novo e dê um upgrade no seu currículo para quem sabe conseguir uma promoção ou até mesmo um novo emprego no ano que está por vir! Use seu 13º para investir em um bom curso.  No pagamento a vista você pode até mesmo negociar com a instituição de graduação, pós-graduação, cursos de idiomas e profissionalizantes.

Agora, se você pretende fazer um curso futuramente, uma opção é aplicar o valor em um investimento e resgatá-lo no futuro. Você sabia que pode usar até mesmo a Previdência Privada para essa finalidade?

4. Adiante Prestações

É bastante vantajoso também usar o recurso extra para pagar prestações do carro ou imóvel que você financiou, pois de acordo com o CDC – Código de Defesa do Consumidor – em seu Art. 52, quem faz isso tem direito a redução dos juros, em resumo você consegue diminuir o valor restante a pagar.

5. Aplique, Se Proteja e Poupe Para o Futuro!

Se você conseguiu se organizar, quitar suas dívidas, deixar uma reserva para as despesas extras de início de ano, então é importante que você considere também:

– Proteger seu patrimônio e renda, com um bom Seguro de Vida e Plano de Saúde, por exemplo;

– Formar uma reserva para o futuro, com opções de Previdência Privada e Investimentos.

Em ambas as situações a Segmental Corretora pode te ajudar! Nosso rol de produtos e serviços é focado em proteção financeira, patrimonial e planos de saúde! Para falar com a gente, basta clicar aqui.

Leia também

Fechar Menu