5 informações que você precisa (muito) saber sobre consórcio

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Você já cogitou a possibilidade de fazer um consórcio?

Se você já pensou em ter um consórcio de carro, consórcio de moto e até mesmo um consórcio de imóveis, mas ainda não sabe bem como funciona esta aquisição, está na hora de entender (de vez) como funciona um https://segmental.com.br/consorcios/consórcio.

Afinal, o consórcio é uma oportunidade única de investimento no seu futuro (e também da sua família), afinal, você está investindo em um bem.

Porém, ao invés de fazer o desembolso integral agora por este patrimônio, você tem a possibilidade de pagá-lo em suaves prestações sem juros.

Então, o consórcio não é uma boa oportunidade para você planejar seu futuro começando hoje?

Mas antes de assinar o contrato, você deve conhecer 5 informações essenciais sobre consórcio.

Assim, você se sentirá seguro para investir nessa possibilidade que pode mudar sua vida.

Mas antes de dar o primeiro passo e contratar um consórcio…

Busque informações sobre a administradora de consórcios.

Para ser idônea, ela precisa ser autorizada pelo Banco Central do Brasil, porque este é o órgão que regulamenta este tipo de investimento no país.

Verifique também os planos disponíveis. Para fazer sua escolha, leve em consideração os melhores prazos e valores mensais a serem pagos por você.

E assim que você eleger o plano que mais lhe agrada, leia todas as cláusulas do contrato para que você esteja ciente dos seus direitos e obrigações.

Ao tomar estas medidas iniciais, você já está apto a fazer uma boa escolha.

Agora sim, vamos conhecer os 5 pontos cruciais que facilitarão seu entendimento sobre consórcios para você cultivar um futuro próspero para sua vida.

1 )No consórcio você não paga juros

Quando você adquire um consórcio, não paga juros.

A única despesa que você tem é o pagamento de uma taxa administrativa, que é usada pela administradora do grupo de pessoas que faz parte do consórcio.

É prudente que você saiba que o valor das parcelas é reajustado anualmente, mas este percentual sempre cabe no orçamento.

O índice que reajusta o consórcio de imóveis é o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

Já o FIPE (índice que permite avaliar o preço médio de veículos automotores) baliza o reajuste do consórcio de automotores.

2) Você cotiza a possibilidade de adquirir um bem

Você já imaginou por que você não paga juros com o consórcio?

Porque você não está em um financiamento, mas sim participando de um grupo de pessoas que tem o objetivo comum de comprar um carro, uma moto, uma casa ou um apartamento e até mesmo uma máquina ou um caminhão.

Estão todos ali, juntos, poupando para aquela aquisição.

E este grupo segue as determinações estipuladas pela administradora de consórcio.

Ou seja, todos daquele grupo cooperam para que cada um realize seu sonho.

E é este espírito de equipe que possibilita você poupar dinheiro todos os meses para realizar seu sonho.

Uma atitude que você poderia acabar não adotando na sua vida em função de diversos fatores, principalmente por causa das compras por impulso e aquisições que não deveriam ser prioridade.

3) Com o consórcio você pode ser contemplado de 2 maneiras

Como estamos falando de um grupo de pessoas que se reuniu em torno de um objetivo comum, existem regras para que você seja contemplado com o valor total do bem que você almeja.

Então, você pode ser agraciado no consórcio de 2 formas: Por sorteio ou lance.

Por sorteio acontece quando acontece a escolha aleatória da pessoa do grupo que será beneficiada com o valor total equivalente à aquisição do bem, concedido ao beneficiado através de uma carta de crédito.

Já por lance, os participantes do grupo se reúnem em uma assembleia mensal e fazem ofertas para serem contemplados.

Este lance pode acontecer de 2 maneiras. A primeira delas é através do lance livre, quando o participante do grupo escolhe a oferta que deseja fazer para receber a carta de crédito.

Já a outra opção é o lance fixo, no qual o cliente se fale de um percentual do valor da sua carta de crédito. E, neste processo, ele concorre com as demais pessoas que ofertarão o mesmo valor.

No caso de imóveis, você pode usar o FGTS como lance para ampliar as chances de ser contemplado.

4) As prestações cabem no seu bolso

Todos os meses, por um determinado período de tempo (48, 60 ou 72 meses, por exemplo), você deverá arcar com uma prestação mensal.

Esta prestação não é um valor surpresa, mas sim um valor previamente definido em contrato, sendo reajustada anualmente, como já comentamos.

Então, quando você entra em um consórcio, já tem uma previsão se essa prestação cabe (ou não) no seu bolso.

E justamente por isso é pouco provável que você se torne inadimplente, afinal, a prestação já será prevista nas despesas mensais.

É importante lembrar que você deve manter suas prestações sempre em dia para ter a oportunidade de ser contemplado com a carta de crédito.

Afinal, estamos falando de um grupo de pessoas reunido em prol de um objetivo comum. Logo, se você não cumpre seu papel, há uma interferência negativa no grupo.

Embora a maioria das administradoras de consórcio mantenha um fundo para cobrir eventuais inadimplências, é importante que você não se esqueça que é peça fundamental nessa engrenagem.

5) No consórcio você recebe uma carta de crédito que vale como dinheiro

Ao ser contemplado com o consórcio, você receberá uma carta de crédito no valor do bem que pretende comprar.

Ela vale como dinheiro, então, você tem em mãos o poder da negociação ao adquirir aquele  bem que tanto sonhou, afinal, você pode pedir descontos e até mesmo pagar algumas despesas daquele bem, como, no caso de carros,  IPVA e seguro.

Fazer um consórcio é pensar no seu futuro

Então, depois de ler este artigo, você se sente seguro para adquirir um consórcio?

Você conseguiu perceber que investir nessa possibilidade é materializar seu futuro no presente? Afinal, você está plantando hoje para colher amanhã!

Então, porque você não conversa conosco para usarmos nosso simulador de consórcio para lhe ajudar a fazer a escolha mais adequada ao seu perfil?

Para falarmos sobre isso, é só você clicar aqui.

Estamos esperando pelo seu contato!

Leia também

Fechar Menu