Acidentes domésticos mais comuns e como evitá-los

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

A nossa casa pode esconder diversos perigos e por isso é necessário saber onde eles estão e como se prevenir deles.

É claro que não se pode prever o que irá acontecer no futuro, mas sempre se pode evitar o pior.  Portanto, confira, abaixo, quais são os acidentes domésticos mais comuns e como realizar a prevenção ou tratamento adequado para eles:

Queimaduras por panelas e outros objetos

Cuidado com panelas e objetos em alta temperatura. Procure sempre utilizar roupas adequadas para manuseá-los. Além disso, mantenha as panelas tampadas e só as abram após abaixar o fogo.

Queimadura por cigarro

Quem é fumante precisa ter cuidado com quem está ao redor, principalmente com crianças, pois o cigarro pode causar queimaduras graves. Vale lembrar que jamais se deve jogar o cigarro no lixo sem ter certeza que está apagado.

 

Acidentes com produtos de limpeza

A maior parte dos produtos de limpeza é tóxica e pode causar graves acidentes, principalmente quando possuem soda cáustica em sua composição. Nesses casos, aconselha-se lavar os olhos, cobri-los com um pano esterilizado e ir ao pronto socorro imediatamente.

Acidentes com fogos de artifício

Parece óbvio, mas brincar com fogos de artifício pode causar acidentes domésticos graves. Tanto crianças, como adolescentes e adultos passam por episódios negativos com fogos corriqueiramente.

Queda de escadas

Com comentamos anteriormente, as escadas podem representar grande perigo. Um dos acidentes mais comuns que ocorrem é a queda de escadas, sejam elas internas ou móveis (aquelas que normalmente são usadas para reparos, por exemplo). É necessário que haja enorme precaução tanto ao subir como ao descer de escadas.

Acidentes com bola

Outro acidente doméstico que costuma acontecer com frequência são as boladas. Há probabilidade maior de ocorrer com crianças, mas adolescentes e adultos não escapam delas. Ao praticar qualquer esporte com bola é necessário cuidado, principalmente com os olhos, para não sofrer sequelas graves.

Acidentes com brinquedos

Brinquedos que atiram objetos, como arco e flecha, por exemplo, podem machucar os olhos. É necessário que sempre haja um adulto supervisionando a brincadeira das crianças.

Acidentes com insetos

A incidência desse tipo de acidente doméstico pode não parecer preocupante, mas ocorre com maior frequência do que imaginamos. Pequenos besouros, moscas e pequenos mosquitos podem entram nos olhos das pessoas e até liberarem alguma substância orgânica que provoque queimaduras.

Cisco nos olhos

Outro dos acidentes domésticos mais comuns, apesar de parecer inofensivo, pode trazer problemas. O correto não é pedir para que ninguém assopre, mas, sim, lavar os olhos com água corrente e pingar colírio para lubrificar. Caso haja alguma lesão na vista por conta do cisco, bactérias podem ser passadas pela outra pessoa ao assoprar o local.

Acidentes com terra e areia

Principalmente entre crianças, acidentes com areia e terra são muito comuns. Nesses casos, podem ocorrer arranhões na córnea, portanto, o indicado é lavar com água corrente e ir imediatamente ao oftalmologista.

Acidentes com plantas

Apesar de ser indicada a utilização de luvas e óculos para cuidar de plantas, a maioria das pessoas não obedece a regra. No entanto, é importante que se reveja esse hábito, pois muitas plantas podem soltar espinhos e liberar líquidos que podem causar irritação nos olhos. No caso de acidentes com os olhos, indica-se lavá-los com água corrente e procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Acidentes com objetos pontiagudos

Os objetos pontiagudos são muito perigosos, tanto para crianças como para adultos. O essencial é mantê-los longe de crianças, mas adultos também precisam tomar cuidado com eles, principalmente ao executarem tarefas como cozinhar, por exemplo. Em caso de acidente, cubra o local e vá imediatamente ao médico.

Esses foram os acidentes domésticos mais comuns, no entanto, existe a possibilidade de ocorrem diversos outros imprevistos.

Então, não se esqueça de que é muito importante sempre realizar a prevenção de acidentes domésticos para evitar que o pior aconteça.

Nós também elaboramos um e-book completo sobre prevenção de acidentes domésticos e você pode baixa-lo gratuitamente clicando aqui.

Leia também

rastreador veicular

Rastreador veicular: como funciona?

Você sabe o que é rastreador veicular? Provavelmente, você já ouviu falar não é mesmo? Mas como funciona esse aparelho? Descubra agora!

Fechar Menu