Consórcio Auto: É Possível Comprar Um Carro Usado?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Consórcio de Carros Usados

O Consórcio Auto é uma das melhores opções para adquirir o seu primeiro veículo ou aumentar sua frota, de forma parcelada sem pagar as taxas elevadas do financiamento. Sabemos que muitas pessoas optam por veículos 0km quando são contemplados no Consórcio Auto, porém é possível adquirir um veículo usado por meio do consórcio!

Nesse post iremos falar exatamente sobre isso. A possibilidade de comprar carro usado por meio do consórcio e quais as vantagens. Então leia até o final!

Consórcio de Carros Usados: Como Funciona?

Na verdade, o consórcio para carros usados não difere muito do consórcio para veículos novos. De forma resumida, o cliente faz parte de um grupo de pessoas, organizado por uma administradora de consórcios, regulamentada pelo Banco Central, como a HS Consórcios, Rodobens e Porto Seguro.

Após ingressar no grupo do consórcio, o cliente paga as prestações todo mês e recebe o valor do crédito quando for contemplado por lance ou sorteio.

As condições de contemplação e recebimento da carta de crédito podem variar de administradora para administradora, por isso sempre conte com uma consultoria especializada, como a Segmental, para sanar todas as suas dúvidas antes de fechar o negócio!

Quais os Principais Pontos de Atenção ao Contratar um Consórcio de Carros Usados?

Alguns pontos importantes devem ser levados em consideração antes de contratar um consórcio de carros seminovos ou usados. Os principais são:

Fique atento(a) as condições contratuais da administradora

Leia atentamente as regras descritas no contrato e conte com ajuda especializada para eventuais esclarecimentos, os principais pontos de atenção são:

  • Consultar o histórico da administradora, tempo de mercado, solidez financeira;
  • Verificar se a administradora atende as exigências do Banco Central;
  • Analisar as condições de contemplação (lance livre, lance fixo, lance embutido, sorteio);
  • Verificar se tudo o que foi prometido está devidamente descrito em contrato.

Faça uma avaliação do veículo que irá adquirir

Quando receber a carta de crédito, é importante verificar as condições do veículo. Procure levar um mecânico de confiança com você, que tenha conhecimento técnico e prático suficientes para identificar eventuais defeitos e vícios ocultos. Esses são alguns pontos que você deve se atentar:

  • Situação do veículo junto aos órgãos de trânsito (como o DETRAN);
  • Numeração e marcação do chassi;
  • Se o veículo conta com todos os itens de segurança;
  • Se apresenta amassados, empenamento de portas, pois podem significar que houve colisões;
  • Demais danos aparentes no carro, tais como ferrugem, partes quebradas e vidros com trincas.

Vantagens X Desvantagens dos Carros Usados

Há varias vantagens em comprar um carro usado, mas também há desvantagens, confira agora as principais.

Vantagens em adquirir carros usados

  • Preço. Considerada a principal vantagem por muitas pessoas, os carros usados podem ser adquiridos por valores muito inferiores aos novos, mesmo na situação atual onde os seminovos e usados passam por um período de valorização;
  • Documentação. Os custos para regularizar um veículo seminovo ou usado, se não haver nenhuma multa, é bem menor do que o custo para a regularização de um veículo 0km, que podem ultrapassar R$1 mil reais. As taxas de transferências podem variar de estado para estado, mas em geral, custam menos da metade desse valor;
  • Imposto. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, é pago anualmente e incide sobre o valor do veículo, logo os carros seminovos e usados tem um valor menor de IPVA;

Desvantagens em adquirir carros usados

  • Manutenção. Como o veículo já tem um tempo de uso considerável, as peças já não estão no mesmo estado de quando ele era novo, o que demanda trocas e revisões frequentes. Além disso, logo ao comprar o veículo você deve providenciar uma revisão preventiva;
  • Garantia. Dependendo do tempo de uso, os veículos usados não contaram com garantia de fábrica. Nesse caso, manutenções e eventuais defeitos  devem tem os valores de reparo arcados pelo proprietário;
  • Estado de conservação. O estado de conservação dos veículos usados já não é o mesmo de quando ele era novo, os principais itens que sofrem desgaste são: bancos, pedais e volante;

Afinal, existe diferença entre o Consórcio de Carros Novos e o de Usados?

Não existe diferença. O que difere é o valor da carta de crédito e a intenção do cliente consorciado. Quando ocorrer a contemplação ele poderá usar a carta para adquirir um veículo novo ou usado, sendo necessário se atentar apenas na idade limite que a administradora permite a aquisição do veículo usado, que pode chegar a 15 anos para veículos leves, por exemplo.

Contudo, se quando contratou o consórcio auto você tinha intenção de adquirir um veículo seminovo/usado e mudou de opinião durante o andamento do grupo, nada impede que ao ser contemplado você complete o valor para adquirir um veículo 0km!

Então, o consórcio é um modelo de aquisição bem flexível, sendo que o que você não pode fazer é contratar um consórcio de carros e usar o calor da carta para comprar uma casa, por exemplo. O bem precisa ser aquele que está previsto na sua cota.

Você gostou de saber que pode adquirir o seu veículo seminovo ou usado com o consórcio auto? Se sim, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e, caso queira realizar uma simulação de consórcio de acordo com seu perfil, basta clicar aqui.

Fique ligado(a) no nosso blog! Até mais!