Dentistas: Conheça o seguro que protege sua carreira!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Você sabia que durante o seu dia a dia no trabalho, você está exposto à diversos riscos?

Isso mesmo. Diversas falhas podem ocorrer durante a prestação de serviços e acarretarem danos aos pacientes que podem reclamar judicial e extrajudicialmente os eventuais direitos. Abaixo você conhece os principais riscos que dentistas estão expostos durante o exercício da sua profissão, os valores médios das indenizações, os principais fatores que dificultam a defesa do profissional em escala judicial e as principais coberturas do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

Principais riscos no exercício da profissão – dentistas

– Erro em dentística restauradora;

– Erro de diagnóstico;

– Dano estético;

– Desacordo com pacientes;

– Erros de implante;

– Erro anestésico, buco-maxilo-facial, periodontico e outros.

Sinistros de Responsabilidade Civil Profissional – Dentistas

281 Casos avisados.
R$1.154.542 destinados ao pagamento ou reservados para cobrir custos de sinistros de Responsabilidade Civil Profissional Dentistas;  
A indenização tem valor médio de R$11.400,00.  

FONTE: Argo Seguros Brasil

Principais problemas enfrentados pelas seguradoras na ocorrência do sinistro:

– Prontuários incompletos: Enfraquece a defesa judicial do segurado, uma vez que há falta de informações acerca dos procedimentos realizados.

– Inexistência de Termo de Consentimento junto ao paciente: O documento que esclarece os procedimentos a serem realizados, prazos e riscos de exposição dos pacientes é de suma importância na ocorrência de reclamações, porém muitos dentistas ainda dispensam seu uso.

– Registro de falhas do paciente no prontuário: Além dos procedimento e exames realizados, também é necessário relatar no prontuários os procedimentos que foram recomendados e não seguidos, que podem ter ocasionado eventuais danos.

As principais coberturas do Seguro de Responsabilidade Civil – Dentistas

Essas são as principais coberturas do Seguro RC Dentistas:

– Custos de defesa: cobertura completa para gastos com defesa judicial de uma reclamação de terceiro.

– Ressarcimentos e indenizações: cobre os custos de indenização por condenações, acordos e ressarcimentos pedidos por terceiros.

– Coberturas exclusivas que incluem proteção à reputação, calúnia, injúria ou difamação, despesas suplementares e honorários retidos.

– Orientação técnica para dúvidas relacionadas à atividade profissional.

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para dentistas é considerado uma cobertura abrangente que garante a continuidade dos negócios na ocorrência de falhas na prestação do serviço e até mesmo, quando essa falha não ocorre, porém gera despesas judiciais por exemplo.

Tendo em vista o aumento significativo dos casos de litígio no Brasil, é valido considerar a contratação de um produto dessa categoria.

Nós, da Segmental em parceria com a Argo Seguros, disponibilizamos a simulação do valor do prêmio desse seguro online, com contratação fácil e sem burocracias. Se você tem interesse em simular, é só clicar aqui.

Aproveite e baixe também o Checklist – Gerenciamento de Riscos em Clínicas Odontológicas.

Estamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir!

Leia também

rastreador veicular

Rastreador veicular: como funciona?

Você sabe o que é rastreador veicular? Provavelmente, você já ouviu falar não é mesmo? Mas como funciona esse aparelho? Descubra agora!

Fechar Menu