Consórcio: Saiba Como Funciona o Lance

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Lances no consorcio

O Consórcio é a forma mais inteligente de adquirir um bem a médio e longo prazo. Essa modalidade de aquisição tem crescido bastante no Brasil, para se ter uma ideia, a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio) estima uma alta de até 12% na vendas de consórcio em 2020.

Apesar do crescimento e de ser uma forma segura e regulamentada pelo Banco Central do Brasil (de acordo com a Lei 8.177 de 1991), muitas pessoas ainda tem receio de contratar um Consórcio por pensarem, além de outras coisas, que a contemplação demora. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o lance: uma forma de ser contemplado de maneira mais rápida. Então leia até o final!

O que são os lances no Consórcio?

A contemplação no consórcio ocorre todo mês nas assembleias, que consistem na reunião dos consorciados por parte da administradora para, dentre outros assuntos, definir quem serão os contemplados do mês.

Como já falamos aqui, a contemplação é feita por meio de sorteio e a cada assembleia um membro do grupo de Consórcio passa a ter direito de fazer o usufruto do crédito de forma antecipada. Contudo, essa contemplação depende exclusivamente da sorte e, para quem não quer depender exclusivamente dela, existem os lances.

Os lances correspondem ao pagamento de um determinado valor de parcelas antecipadas e são oferecidos antes do sorteio, onde quem oferece a maior oferta é contemplado.

Modalidades de lances no Consórcio

As principais modalidades de lances no Consórcio são:

  • Lance livre: esse tipo de lance pode ser realizado por qualquer consorciado e não possui restrição de valor.
  • Lance fixo: no lance fixo a oferta é definida previamente pela administradora de Consórcio e por isso é menos flexível do que o lance livre.
  • Lance embutido: nessa modalidade de lance, uma parte do valor da carta de crédito é oferecida como lance, assim o valor disponível para a aquisição do bem é menor, contudo, permite que o valor do lance oferecido pelo consorciado seja maior.

Quando devo oferecer um lance?

Se você já é consorciado e está pensando em dar um lance na assembleia para acelerar a aquisição do seu bem, é importante se atentar a alguns aspectos. Em primeiro lugar, recomendamos que você verifique o histórico de contemplações por lances do grupo, assim será possível mensurar qual valor tem maior probabilidade de gerar a contemplação.

Depois você também deve analisar a sua situação financeira e pensar se o dinheiro destinado ao lance não prejudicará seu orçamento e se compensará o acesso ao valor da carta de crédito antecipada. Muitas vezes ao colocar tudo no papel você percebe que é melhor aguardar um pouco ser contemplado por meio do sorteio.

Agora que você já sabe como funciona os lances no Consórcio, que tal realizar a simulação da sua carta de crédito e realizar seu sonho ou aumentar seu patrimônio? A Segmental Corretora é parceira da Porto Seguro e da Rodobens Consórcio. Duas das maiores e mais sólidas administradoras de consórcio do Brasil!

Se você deseja realizar uma simulação, ou ainda um estudo para identificar as melhores opções para o seu perfil, clique aqui e fale com nossos consultores!

aCESSE O NOSSO CANAL DE ATENDIMENTO
VIA WHATSAPP

Preencha o formulário abaixo e aceite nossos Termos e Políticas de Privacidade para prosseguir para o WhatsApp