QAR: Por que Respondo Tantas Perguntas na Hora de Contratar Seguro Auto?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

O QAR ou Questionário de Avaliação de Risco é um formulário que todos os futuros segurados devem preencher antes de obter uma cotação de Seguro Auto.

Porém, o que muitas pessoas ficam em dúvida é sobre como todas estas informações serão utilizadas e para que elas servem, afinal de contas?!

Neste artigo você irá entender o porquê de responder tantas perguntas no Seguro Auto e como essas respostas podem impactar no valor do seu seguro.

Questionário de Avaliação de Risco: Para que ele serve, afinal?

O QAR (Questionário de Avaliação de Risco) é um formulário que todas as seguradoras utilizam com o intuito de analisar o perfil de risco do segurado.

Essa análise é feita a fim de preservar o direito de todos os segurados, uma vez que o seguro é baseado no mutualismo.

Ou seja, todos colaboram com um determinado valor que servirá para cobrir os prejuízos de um segurado quando for necessário.

Basicamente, funciona como uma cooperativa, onde todos os sócios depositam um valor que fica em uma espécie de poupança (fundo) que poderá ser acionado mediante algum problema, porém o Seguro Auto se difere das Associações de Proteção Veicular, uma vez que mesmo partindo do mesmo princípio do mutualismo, as Seguradoras são obrigadas a manter uma reserva técnica para arcar com as indenizações e seguir regulamentações da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que garante amplos direitos ao segurado e regulamenta o setor de seguros no Brasil.

Por isso, o QAV é tão importante, pois ele é quem irá definir como você deverá contribuir para esta poupança (pagar o prêmio), com base no seu perfil de risco.

Ou seja, suas respostas no Questionário de Avaliação de Risco, juntamente com o valor e tipo do carro é que irão determinar o valor do seu seguro.

Sendo assim, quanto mais honesto e sincero você for no questionário, melhores são as chances de conseguir um seguro mais barato, condizente com as suas necessidades.

Mas por que tantas perguntas?

Outro fator do QAV que, muitas vezes, deixam os futuros segurados com uma pulga atrás da orelha é a quantidade de perguntas realizadas pelos corretores de seguro.

É bom lembrar que cada seguradora possui seu próprio formulário e a quantidade de perguntas pode variar, de acordo com a seguradora escolhida, porém, a premissa de todas elas é a mesma: traçar o melhor perfil possível sobre você.

As corretoras de seguro costumam usar um modelo amplo de questionário, que abrange as perguntas realizadas por todas as seguradoras e que também ajudam o corretor de seguros a direcionar o cliente para a melhor opção.

Também é importante que você entenda que estes dados não serão repassados para terceiros não envolvidos na contratação/gestão do seu seguro ou qualquer tipo de marketing agressivo no futuro sem seu consentimento no momento da solicitação. A Segmental Corretora leva muito a sério a sua privacidade de dados e conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Na realidade, a grande quantidade de informação solicitada é mantida em sigilo, internamente, pela seguradora que irá traçar o seu perfil de risco, com o intuito de cobrar um prêmio justo pelo seguro.

Ou seja, como vimos anteriormente, essa quantidade de perguntas serve única e exclusivamente para definir os preços do seu seguro e nada mais.

Portanto, pode ficar tranquilo quanto aos dados que você irá passar para a Segmental Corretora, pois eles permanecerão armazenados de forma segura e só serão utilizados para as finalidades que você der consentimento.

Conclusão

Como vimos acima, o Questionário de Avaliação de Risco (QAV) serve para traçar o seu perfil de risco e garantir – com base na mutualidade – o direito dos demais segurados.

Além disso, é justamente este perfil que irá definir o valor do seu seguro. Portanto, faça de tudo para responder o máximo possível de perguntas, com a maior transparência, pois este é fator determinante para que o seguro lhe cobre um valor justo e se adeque as suas necessidades.

Quer receber uma cotação de Seguro de Carro ou outro ramo de seguro? Clique aqui e envie sua solicitação! Estamos prontos para te atender!

Leia também

Fechar Menu