Como funciona o seguro de vida? | Segmental Corretora

Como funciona o seguro de vida?

O Seguro de Vida é destinado a proteger o segurado e sua família na ocorrência de eventos de invalidez permanente ou morte, sendo ela natural ou acidental.

Diferentemente do que se ouve por aí, o segurado pode se beneficiar desse seguro ainda em vida e em diversas situações.  Você vai conhecer algumas delas nesse post, além de ficar por dentro da importância da contratação e como funciona a indenização.

O Que Cobre o Seguro de Vida?

A cobertura básica de um Seguro de Vida cobre morte (natural ou acidental) e invalidez permanente ou temporária. Porém há muitas outras coberturas que podem ser adicionadas pelo segurado no momento da contratação. Abaixo, segue algumas das principais:

DIT – Diária por Incapacidade Temporária

É uma cobertura que tem como finalidade manter seus rendimentos caso algum imprevisto o afaste do trabalho. Você escolhe o valor da diária que será paga.

Geralmente há um período de carência (em dias), para recebê-las, isso significa que você receberá a indenização a partir de alguns dias de afastamento, por exemplo, a partir do 11º (décimo primeiro) dia.

Majoração

Essa cobertura do Seguro de Vida é indicada principalmente para profissionais da área da saúde devido ao fato de sua finalidade ser garantir o recebimento integral do valor contratado na cobertura de invalidez nos casos em que ocorra lesão em órgãos essenciais para esses profissionais, como por exemplo: olhos, polegares e indicadores.

Doenças Graves

Nessa cobertura do Seguro de Vida, o segurado recebe a antecipação de um valor em dinheiro, estipulado no momento da contratação, quando há o diagnóstico de doenças graves, tais como: Infarto agudo do miocárdio, Acidente vascular encefálico (AVC), Insuficiência renal terminal, Cirurgia artéria coronariana, Transplante de órgãos, Câncer, Cirurgia de valvas cardíacas, Cirurgia da aorta, Esclerose Múltipla, Alzheimer.

Auxílio Funeral Individual e Familiar

Oferece à família, uma indenização sobre os custos de despesas com o funeral, o valor máximo dessa indenização é estipulado no momento da contratação do Seguro de Vida.

Morte Acidental em Dobro

Essa cobertura foi pensada justamente devido ao fato de que na ocorrência de morte acidental, as probabilidades de a família sofrer um dano maior no orçamento são aumentadas consideravelmente, devido a isso, ela garante que o recebimento da indenização em casos de morte nessas circunstâncias será o dobro do valor que seria indenizado em casos de morte natural.

DMHO – Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas

É uma cobertura, destinada a pagar as despesas, geralmente por reembolso, referentes a despesas médico-hospitalares e odontológicas para tratamento decorrente de acidente com cobertura do seguro. Fique atendo as condições, pois esses procedimentos devem ser realizados em até 30 dias após a data do acidente.

 

Como é feito o pagamento das indenizações nos casos de morte do segurado? E quem são os beneficiários do Seguro de Vida?

As indenizações podem ser pagas em até 30 dias pela seguradora desde que os documentos necessários para o início do processo estejam completos e devidamente encaminhados.

Sobre os beneficiários, há duas formas de definir, que devem ser escolhidas pelo segurado durante a contratação, são elas:

Beneficiários Indicados na Apólice

Nessa modalidade, o segurado aponta quem deve ser os beneficiários do valor da indenização e quanto, em porcentagem, sobre o valor cada uma das pessoas receberá. Nessa situação, o recebimento costuma ser mais rápido, pois dispensa toda uma pesquisa acerca dos beneficiários legais.

Beneficiários Legais do Seguro de Vida

Nesse caso, o segurado não aponta quem deverá receber a indenização na ocorrência de morte ou morte acidental, assim sendo, quem receberá os valores serão seus beneficiários legais, de acordo com o art. 792 do Código Civil, que estabelece que o valor da indenização será dividido em 50% para o cônjuge não separado judicialmente e os outros 50% aos herdeiros legais, obedecida a ordem da vocação hereditária.

Quais as vantagens do Seguro de Vida e como escolher o mais adequado para o meu perfil?

O Seguro de Vida tem um excelente custo/benefício, protege você e sua família, ajudando a enfrentar situações delicadas. Pode ser usado em diversas situações além dos casos de morte e sobretudo pode ser moldado de acordo com suas necessidades!

Fundamental para quem pensa no futuro, na tranquilidade e no equilíbrio do orçamento na ocorrência de eventos prejudiciais, o Seguro de Vida é o produto mais indicado.

A Segmental preparou um teste, para que você descubra o Seguro de Vida mais indicado, de acordo com seu perfil atual. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Fechar Menu