A Importância do Consumo de Água

Precisa de um seguro?

Entre em contato agora mesmo conosco que vamos lhe auxiliar nas melhores opções para você!

Entrar em contato

(31) 9 9656-0033

Com a chegada do inverno tendemos a diminuir a ingestão de água. Você sabia que essa prática pode trazer prejuízos ao nosso organismo? Você sabe que benefícios a ingestão de água adequada pode trazer? E a quantidade? Você sabe quanto de água devemos tomar por dia? Para responder essas perguntas e outras que venham surgir eu trouxe o post de hoje.

Benefícios da ingestão de água

A ingestão de água adequadamente pode garantir benefícios como:

  • Regulação da temperatura corporal;
  • Auxilio na desintoxicação do corpo;
  • Auxilio na absorção de nutrientes provenientes de outros alimentos;
  • Hidratação da pele além de evitar o surgimento de acne;
  • Combate a retenção de líquidos e favorece a PERDA DE PESO;
  • Previne o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais;
  • Melhora a circulação sanguínea e;
  • Facilita a digestão de refeições.

 Como saber se estou bebendo água adequadamente?

Quando não estamos tomando água na quantidade correta nosso corpo envia sinais de fácil observação para que aumentemos a ingestão, como:

  • Sede;
  • Dor de cabeça;
  • Falta de concentração;
  • Fadiga;
  • Urina escura;
  • Pele seca;

São alertas para que consumamos mais água. Se você observou que apresenta algum desses sinais é porque está ingerindo menos água do que devia.

Mas como eu sei qual a quantidade que tenho que tomar?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a ingestão de 2L de água/ dia essa recomendação é geral, porém, existe uma recomendação mais precisa onde o cálculo é feito analisando o peso do indivíduo, recomenda-se a ingestão de 30 a 35ml/kg, ou seja, multiplica a quantidade em ml (30 – 35) por quilo de peso. Mas essa quantidade pode ser diferente em indivíduos que apresentem problema renal devido ao fator de o rim não funcionar adequadamente e também se o individuo for praticante de atividade física.

Água e atividade física

A ingestão deve acontecer antes, durante e após o exercício. Para garantir que o indivíduo inicie o exercício bem hidratado, recomenda-se que ele beba cerca de 250 a 500 ml de água duas horas antes do exercício. Durante o exercício, a recomendação é para iniciar a ingestão já nos primeiros 15 minutos e continuar bebendo a cada 15 a 20 minutos.

Segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, o volume a ser ingerido varia conforme as taxas de sudorese, geralmente entre 500 e 2000 ml/hora. Se a atividade durar mais de uma hora, ou se for intensa do tipo intermitente, mesmo com menos de uma hora, recomenda-se repor carboidrato e sódio. A bebida deve estar em temperatura em torno de 15 a 22ºC.

Após o exercício, deve-se continuar ingerindo líquidos para compensar as perdas adicionais de água pela diurese e sudorese.

Como aumentar o consumo de água?

Tomar água adequadamente pode ser uma tarefa mais fácil do que você imagina, existem algumas estratégias que podemos adotar para aumentar o consumo são elas:

1)Ande sempre com uma garrafinha

Ter sempre uma garrafinha na mão, facilita a ingestão de água uma vez que você a vê e se lembra de tomar água. Vale lembrar que é importante reabastece-la assim que ela esvaziar para manter se hidratado ao longo do dia.

2)Estabeleça metas

Estipule metas de ingestão diárias, o desafio de atingir uma meta te motiva a ingerir favorecendo o consumo.

3)Beba água ao acordar e ao se deitar

Ir fracionando o consumo de água ao longo do dia é muito importante pois evita que consumamos grandes volumes de água em curto tempo fazendo com que sobrecarreguemos, os rins e a bexiga.

4)Coma frutas e vegetais que contêm muita água

Consumir alimentos que contêm muito água também ajuda na hidratação. Invista em alimentos como: melancia, laranja, melão, abacaxi, pepino, tomate, alface, repolho, espinafre, cenoura, morango, pêssego, abobrinha, água de coco e framboesa.

5)Dê sabor a água

A água não tem gosto e isso pode ser um fator que prejudique a ingestão sendo assim opte por dar sabor a ela com: hortelã, casca de abacaxi, casca de laranja, gengibre, morango, limão. Use e abuse da criatividade.  

6)Substitua refrigerantes por água com gás e limão

É muito importante consumir a água na sua versão pura, porém, para pessoas que gostam muito de tomar refrigerante a água com gás é uma ótima alternativa além de evitar o consumo de refrigerante que é um alimento ultraprocessado rico em açúcares, aditivos e compostos industriais, favorece a ingestão de água e todos os benefícios que o seu consumo garante.

7)Tenha lembretes;

Os celulares estão aí para isso, coloque alarmes para se lembrar de tomar água ou baixe aplicativos que te ajudem a controlar a ingestão de água. Um aplicativo que uso e gosto muito é o “Drink water” mas você pode digitar “beber água” que ele aparece como uma das primeiras opções na playstore ou você pode acessar direto por esse link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.remind.drink.water.hourly além de te ajudar a se lembrar de tomar água, estimulando o consumo e a observar a ingestão de água ao longo do dia o app calcula a quantidade que você tem que tomar de acordo com o seu peso e fornece dicas sobre cuidados que devemos ter ao tomar água.

Porque a desidratação é tão perigosa?

Agora que vocês sabem todos os benefícios que a ingestão adequada garante e estratégias que podemos ter para melhorar o consumo é importante ressaltar, os malefícios que não tomar água adequadamente podem ocasionar.

A desidratação pode levar à hipertermia, que leva a reações enzimáticas e podem provocar a paralisação completa dos órgãos. A perda de enzimas também pode causar uma coagulação do sangue nos vasos sanguíneos, impedindo a circulação.

Espero que agora vocês coloquem todas essas dicas em pratica e não se esqueçam de tomar água. =)

Painel de Especialistas é uma iniciativa da Segmental Corretora em conjunto com diversos profissionais qualificados com o objetivo de informar e levar conhecimento relevante para nossos clientes e leitores do nosso blog. Esse post foi escrito e/ou recebeu curadoria de:

LAVINIA NANCY GONCALVES DE FREITAS – NUTRICIONISTA – CRN-9:28557

Compartilhar :