Certificado Nacional de Vacinação COVID-19: Como Obter?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Certificado Nacional de Vacinação COVID 19- Como Obter-

Se você finalizou o seu ciclo de vacinação contra a COVID-19, geralmente composto de duas doses de vacinação (com exceção da vacina da Janssen, de dose única) você pode emitir um documento que você está imunizado. Saiba agora o que é e como emitir o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19!

O Que é o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19?

De forma resumida, O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19.

O Ministério da Saúde disponibiliza, através da plataforma  Conecte SUS, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado. Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacinação deverá ser inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde. Com esses dados enviados e processados, eles são apresentados de forma automática no Conecte SUS.

O documento poderá ser emitido nos idiomas português, inglês e espanhol e apresenta informações com dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado, e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde).

A partir desse momento, o cidadão poderá emitir, no serviço vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

O certificado poderá ser autenticado utilizando o código de 16 dígitos e/ou QRCode apresentado no documento. No momento, este documento é válido somente em território nacional e tem validade de doze meses a partir da data de emissão.

Quem Pode Usar o Serviço e Emitir o Certificado?

O certificado pode ser emitido por todos os cidadãos que completaram o ciclo vacinal e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde. Conheça agora as etapas para emissão.

1 – Registro

Ao tomar a última dose da vacina, ou a dose única, se for o caso, será realizado um registro pela Unidade Básica de Saúde ou Centro de Imunização pelo profissional responsável.

2 – Acompanhamento

Você pode acompanhar o registro da vacina no sistema de informação com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde. Certificar se os registros foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde, o prazo médio para constar o registro em sistema é de 10 dias. Caso você não identifique o registro após esse período, é recomendável que entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do seu município para verificar se os dados foram repassados ao sistema.

3 – Emitir o Certificado

Ao ser realizado o registro, no aplicativo do Conecte SUS ou na versão web você pode emitir o certificado da seguinte maneira:

– Busque o ícone de vacina e clique sobre ele;

– Em seguida, clique me “ver doses administradas”;

– Depois em “ abrir o detalhamento das doses administradas

– E depois clique no botão  “ emissão do certificado”.

Emiti meu certificado, porém alguns dados estão errados. O que fazer?

Se após a emissão do certificado, você identificou que há dados incorretos, entre em contato com o SUS através do formulário no aplicativo ou versão web e faça uma requisição solicitando a correção de dados, incompletos, inexatos ou desatualizados. Esse é um direito seu, garantido inclusive pela LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.

Você sabia?

A Porto Seguro oferece até 10% de desconto no Seguro de Vida Individual para todos os vacinados conta a COVID-19. Quer saber mais? Fale com a Segmental Corretora. Basta clicar aqui e entrar em contato via WhatsApp!

Links Úteis

– Acesse o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra COVID-19: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19

– Valide o Certificado Nacional de Vacinação COVID 19: https://validacertidao.saude.gov.br/

– Acesse o Conecte SUS via web: https://conectesus.saude.gov.br/home

– Conecte SUS para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital&hl=pt_BR&gl=US

– Conecte SUS para iOs:  https://apps.apple.com/br/app/conecte-sus/id1045754608