Se você finalizou o seu ciclo de vacinação contra a COVID-19, geralmente composto de duas doses de vacinação (com exceção da vacina da Janssen, de dose única) você pode emitir um documento que você está imunizado. Saiba agora o que é e como emitir o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19!
O Que é o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19?
De forma resumida, O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19.
O Ministério da Saúde disponibiliza, através da plataforma Conecte SUS, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado. Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacinação deverá ser inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde. Com esses dados enviados e processados, eles são apresentados de forma automática no Conecte SUS.
O documento poderá ser emitido nos idiomas português, inglês e espanhol e apresenta informações com dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado, e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde).
A partir desse momento, o cidadão poderá emitir, no serviço vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.
O certificado poderá ser autenticado utilizando o código de 16 dígitos e/ou QRCode apresentado no documento. No momento, este documento é válido somente em território nacional e tem validade de doze meses a partir da data de emissão.
Quem Pode Usar o Serviço e Emitir o Certificado?
O certificado pode ser emitido por todos os cidadãos que completaram o ciclo vacinal e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde. Conheça agora as etapas para emissão.
1 – Registro
Ao tomar a última dose da vacina, ou a dose única, se for o caso, será realizado um registro pela Unidade Básica de Saúde ou Centro de Imunização pelo profissional responsável.
2 – Acompanhamento
Você pode acompanhar o registro da vacina no sistema de informação com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde. Certificar se os registros foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde, o prazo médio para constar o registro em sistema é de 10 dias. Caso você não identifique o registro após esse período, é recomendável que entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do seu município para verificar se os dados foram repassados ao sistema.
3 – Emitir o Certificado
Ao ser realizado o registro, no aplicativo do Conecte SUS ou na versão web você pode emitir o certificado da seguinte maneira:
– Busque o ícone de vacina e clique sobre ele;
– Em seguida, clique me “ver doses administradas”;
– Depois em “ abrir o detalhamento das doses administradas”
– E depois clique no botão “ emissão do certificado”.
Emiti meu certificado, porém alguns dados estão errados. O que fazer?
Se após a emissão do certificado, você identificou que há dados incorretos, entre em contato com o SUS através do formulário no aplicativo ou versão web e faça uma requisição solicitando a correção de dados, incompletos, inexatos ou desatualizados. Esse é um direito seu, garantido inclusive pela LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.
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Links Úteis
– Acesse o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra COVID-19: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19
– Valide o Certificado Nacional de Vacinação COVID 19: https://validacertidao.saude.gov.br/
– Acesse o Conecte SUS via web: https://conectesus.saude.gov.br/home
– Conecte SUS para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital&hl=pt_BR&gl=US
– Conecte SUS para iOs: https://apps.apple.com/br/app/conecte-sus/id1045754608