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Plano de Saúde Empresarial: 5 Dicas Para Escolher a Melhor Opção

O Plano de Saúde é um dos benefícios que os funcionários mais valorizam nas empresas, além disso vale lembrar que é uma forma de diminuir a rotatividade e aumentar a produtividade, uma vez que funcionários saudáveis e incentivados tendem a produzir mais e melhor.

Se você está pensando em contratar um Plano de Saúde Empresarial já deve ter se questionado o que levar em consideração na hora de escolher entre as diversas opções disponíveis no mercado não é mesmo? Nesse post vamos dar algumas dicas importantes antes de contratar uma proposta de Plano de Saúde Empresarial, então leia até o final!

1. Consulte a abrangência do Plano de Saúde Empresarial

Se sua empresa conta com colaboradores em todo o país ou até mesmo, se costumam fazer viagens internacionais é importante se atentar a esse quesito. Existem basicamente dois tipos de abrangência de Planos de Saúde no mercado, são eles:

Plano de Saúde Regional

Essa modalidade de plano tem abrangência, em sua maioria por grupos de municípios, isso significa que a rede credenciada para consultas, exames e internação por exemplo está restrita nessa região. Vale lembrar que alguns planos disponibilizam o atendimento de urgência e emergência nacional, porém isso deve constar em contrato.

Plano de Saúde Nacional

Essa modalidade de plano de saúde garante atendimento em todo o território nacional, porém vale lembrar que as operadoras não possuem rede credenciada em todos os municípios do Brasil, portando verifique os seus destinos mais comuns e se a operadora tem algum hospital ou clínica no mesmo. Algumas Seguradoras de Saúde também disponibilizam cobertura para Despesas Médico-Hospitalares Internacionais. Esse é outro fator importante na hora de contratar um Plano de Saúde Empresarial, se os colaboradores da sua empresa costumam viajar para o exterior.

2. Consulte o tipo de cobertura do plano

Se você escolheu a abrangência do Plano de Saúde da sua empresa, agora é hora de verificar o tipo de cobertura. Em geral as operadoras oferecem as seguintes modalidades de planos:

Plano de Saúde Ambulatorial (A)

Nessa modalidade de Plano de Saúde, não há cobertura para internações e cirurgias com duração maior que 12 horas. Ou seja, o atendimento se restringe apenas a procedimentos ambulatoriais, consultas, exames e atendimento de urgência e emergência.

Plano de Saúde Ambulatorial Hospitalar (A+H)

Essa modalidade de Plano de Saúde os beneficiários contam com todas as coberturas do Plano Ambulatorial, acrescidas as coberturas para cirurgias de duração maior que 12 horas e internação.

Plano de Saúde Ambulatorial Hospitalar com Obstetrícia (A+H+OB)

É o plano mais completo e mais comum no mercado brasileiro, conta com todas as coberturas do plano ambulatorial hospitalar, acrescida a cobertura de parto.

Vale lembrar também que algumas operadoras disponibilizam a contratação apenas do Plano de Saúde Hospitalar, nesse caso há cobertura apenas para procedimentos realizados em hospitais, sem cobertura para consultas eletivas e exames, por exemplo.

3. Verifique se o plano é com ou sem coparticipação

Plano de Saúde Empresarial com e sem coparticipação

Outro fator importante é verificar se deverá haver algum percentual de participação do beneficiário quando o mesmo realizar algum procedimento, a coparticipação. Algumas empresas optam por esse modelo, arcando com o valor da mensalidade do plano de saúde e descontando em folha o valor da coparticipação referente aos procedimentos realizados pelo beneficiário no período. Consequentemente, os planos com coparticipação possuem valores menores do que os planos sem coparticipação.

É importante verificar no contrato os valores da coparticipação, que podem ser expressos em reais ou em um percentual sobre cada procedimento.

4. Verifique os prazos de carência do plano

As carências correspondem ao tempo que o beneficiário deve aguardar para realizar determinado procedimento coberto, as carências máximas de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) são;

– 24 horas para urgências e emergências;

– 300 dias para partos não prematuros;

– 24 meses para doenças ou lesões preexistentes;

– 180 dias para os demais casos.

Fica a critério de cada operadora/seguradora de saúde estabelecer seus próprios prazos de carência, desde que não ultrapassem os prazos máximos determinados pela ANS.

Algumas seguradoras/operadoras podem até mesmo isentar as carências contratuais de acordo com a quantidade de pessoas que irão aderir o plano. Também é importante verificar o prazo para inclusão de beneficiários sem carência após a implantação, a chamada janela de inclusão.

5. Consulte o registro da operadora na ANS

Um ponto importante também é verificar se a operadora de saúde e o plano estão devidamente registradas na ANS e sem nenhuma pendência.

Para realizar a consulta, basta acessar o site da instituição e informar o número de registro da operadora. Além de verificar se está tudo correto você também pode consultar como está o índice de reclamação dos beneficiários da operadora.

Você também pode usar outros sites para consulta como o Reclame Aqui e o PROCON para  saber mais sobre o histórico e modo de operação da operadora junto os beneficiários.

Parece muita coisa né? Por esse motivo sempre é bom contar com uma Corretora de Planos de Saúde para ajudar sua empresa na escolha das melhores opções.

A Segmental Corretora pode auxiliar sua empresa a encontrar um Plano de Saúde sob medida para as suas necessidades! Se você deseja falar com um de nossos corretores no momento, basta clicar aqui e entrar em contato.

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