Seguro de Vida Para Empresas: Saiba Como Funciona

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Seguro de Vida Para Empresas

Garantir tranquilidade familiar e proteção financeira é o objetivo da maioria das pessoas atualmente. Além disso, as empresas tem procurado a cada dia oferecer mais benefícios que aumentem a retenção de talentos. Um desses benefícios é o Seguro de Vida.

Assim como os Planos de Saúde, a empresa também pode oferecer o Seguro de Vida Empresarial para seus sócios e colaboradores como benefício, saiba como funciona essa modalidade no nosso post!

Afinal, o que é o Seguro de Vida Para Empresas?

O Seguro de Vida Para Empresas é a modalidade de seguro de pessoas coletivo onde a empresa é a representante dos segurados, ou seja, é a estipulante. E os sócios ou funcionários podem aderir a apólice coletiva por livre escolha ou compulsoriamente, dependendo da modalidade do seguro.

As principais modalidades do Seguro de Vida Para Empresas

Existem diversas modalidades desse seguro, e cada uma é adequada para um determinado tipo de perfil/necessidade. As principais são:

Seguro de Vida em Grupo / Seguro de Vida PME

Nessa modalidade a estipulante contrata um seguro, discriminando na apólice cada um dos segurados, que podem ser seus sócios ou colaboradores. Em geral é contrato por Pequenas e Médias Empresas. A forma de adesão pode ser total ou parcial e o capital segurado pode ser definido por múltiplos salariais, uniforme ou de livre escolha.

Seguro de Vida Capital Global

No Seguro de Vida Capital Global a empresa estipulante determina um capital único para o grupo de colaboradores, isso significa que não é necessário discriminar cada segurado na hora de contratar e também não   há necessidade de DPS, contudo, todo mês a empresa precisa informar a seguradora se houve alguma movimentação (demissão ou contratação de funcionários) para ciência de quanto será o capital segurado de cada um integrante do grupo. No Seguro de Vida Capital Global a adesão do grupo é obrigatória, ou seja, é preciso entrar todos os funcionários, todos os sócios ou ambos. Porém é possível contratar apenas para os funcionários.

Seguro de Acidentes Pessoais Coletivo

Como o próprio nome já diz, esse seguro garante indenização aos funcionários na ocorrência de algum acidente pessoal coberto durante a vigência da apólice. A empresa pode contratar por prazos inferiores a um ano. Em geral, é contrato por organizadores e expositores de eventos ou ainda, construtoras, em obras de curto prazo.

Seguro de Vida Convenção Coletiva

Algumas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT´s) exigem a contratação, por parte da empresa de um Seguro de Vida para os funcionários. Em geral as convenções exigem coberturas bastante específicas e não são todas as seguradoras que atendem essas exigências. A Segmental Corretora é parceira do PASI (Plano de Amparo Social Imediato), um plano que as coberturas de acordo com as exigências da convenção coletiva e ainda garante diversas assistências para os segurados, tais como assistência funeral, social, psicológica e nutricional.

As principais coberturas do Seguro de Vida Para Empresas

As principais coberturas variam de acordo com a modalidade contratada, mas em geral são:

  • Morte Natural e Acidental;
  • Invalidez Permanente por Acidente do Titular (total ou parcial);
  • Indenização Especial em caso de Invalidez Permanente por Acidente (total ou parcial);
  • Indenização Especial em caso de Morte por Acidente;
  • Invalidez Funcional Permanente por Doença do Titular;
  • PAED – Pagamento Antecipado Especial por consequência de Doença profissional;
  • Morte do Cônjuge do Titular;
  • Morte de Filhos do Titular;
  • Nascimento de Filhos do Titular com Doença Congênita;
  • Diagnóstico de Câncer de Mama e Próstata do Titular;

Como contratar o Seguro de Vida Para Empresas?

A empresa que pretende contratar o Seguro de Vida, deve entrar em contato com uma corretora de seguros que prestará toda a assessoria e realizará as cotações nas seguradoras.

Após isso a empresa poderá analisar e escolher o plano que mais adequará as suas necessidades. A aceitação da proposta de seguro e emissão da apólice será realizada mediante a análise da seguradora, que segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) tem prazo de 15 dias para tal.

O valor do prêmio do seguro varia bastante de acordo com as coberturas e modalidade contratada.

A Segmental Corretora de Seguros pode ajudar sua empresa no processo de contratação do Seguro de Vida Empresarial! Para falar com a gente, basta enviar uma solicitação, clicando aqui.